Madeira serrada de madeira macia / Europeia, regras francesas (CTBA)

Nós Bolsos de goma Fissuras Wane - cortes Verifica (rachaduras) da secagem Outras particularidades Aplicações
GRAU 0
(ex-graus OA e OB)
Não presente no melhor lado e nas duas bordas.
Os nós intergrados são tolerados em pequeno número, com um diâmetro máximo de 15 mm no lado oposto.
Não admitido Fissuras pequenas de pequeno comprimento e profundidade são toleradas apenas no lado oposto Excluído, exceto em peças de altura superior a 3 m, onde é tolerada uma leve queda - corte - no lado oposto, em 10% do lote Cheques superficiais muito ligeiros admitidos Todas as outras particularidades, serrando imperfeições ou alterações são excluídas. Todas as aplicações em que o aspecto da madeira detém importância primordial: carpintaria fina, mobiliário, decoração ...
GRAU 1
(antigo grau 1)
Um máximo de duas particularidades estruturais são admitidas em ambos os lados e três no lado oposto por tipo de elemento (retângulo de 1m x 0,10m)
Limitado a 1 nó de som de no máximo 20 mm na face superior e de 3 nós de som de no máximo 25 mm de diâmetro na face do contador. Tolerância de pequenos nós pretos que permanecerão durante o processamento. Pequenos bolsos de goma tolerados Borda treme: comprimento limitado a 5% do comprimento Não admitido em peças curtas - tolerado em peças com mais de 3 m, em uma borda. O comprimento deve ser menor que 20% do comprimento da peça e a largura menor que 20% da espessura da peça O comprimento deve ser limitado a uma vez e meia a largura da peça Todas as outras imperfeições ou alterações são excluídas Todas as aplicações em que o aspecto da madeira detém importância primordial: móveis, carpintaria interna e externa ...
GRAU 2
(antigo grau 2)
Um máximo de três particularidades estruturais são admitidas em ambos os lados e cinco no lado oposto por tipo de elemento (retângulo de 1m x 0,10m)
Limitado a três nós interconectados com som de 30 mm de diâmetro na lateral e 5 nós de 40 mm na lateral oposta.
Presença de alguns pequenos nós pretos não interconectados no lado oposto.
Algumas pequenas bolsas de goma na lateral, maiores no lado oposto, são toleradas. Agitações de coração e arestas de comprimento máximo equivalentes à largura da peça, não excedendo 5 a 8% do comprimento da peça Não admitido em peças curtas - tolerado em peças com mais de 3 m, em uma borda. O comprimento deve ser menor que 20% do comprimento da peça e a largura menor que 20% da espessura da peça Tolerado se não exceder 2 vezes a largura da peça (três vezes no lado oposto) Tolerância leve do grão encaracolado no lado oposto.
Alguns buracos negros de pino inativos são admitidos em um número limitado de peças em um lote, no lado oposto.
Todas as outras alterações são excluídas.
Materiais estruturais ou de construção e trabalhos gerais de carpintaria. Embalagem especial, Para aplicações estruturais, as peças devem estar em conformidade com a norma NF B 52-001.
GRAU 3
(antiga série 3A)
Som ou preto, o diâmetro do nó não deve exceder nos dois lados: 1/2 da largura dos lados em pedaços mais estreitos que 90 mm e 45 mm em pedaços até 150 mm de largura e 1/3 dos lados. largura em peças mais largas que 50 mm
- Nas bordas, nós emergentes não excedendo 2/3 da largura da borda
Bolsos de goma de 60 a 80 mm de comprimento são tolerados As rachaduras centrais e laterais podem ter um comprimento equivalente a 2 vezes o máximo da largura da peça, não excedendo 8% do comprimento da peça. Não admitido em peças com menos de 3 m. Em peças com altura superior a 3 m, admitidas se o comprimento for equivalente a no máximo 1/3 do comprimento da peça, com a largura não excedendo a metade da espessura (limitada a 10-15% das peças em um lote). Admitido se o comprimento não exceder três vezes a largura da peça Bolso de casca e grãos crespos admitidos se não alterar a resistência mecânica da peça.
Alguns traços leves de podridão são tolerados, e alguns furos não passantes. Alguns vestígios de visco. Mancha azul pode ser tolerada.
Materiais estruturais ou de construção e trabalhos gerais de carpintaria. embalagem industrial ... Para aplicações estruturais, as peças devem estar em conformidade com a norma NF B 52-001.
GRAU 4
(antigo grau 3B)
Admitido sem limitação em número e diâmetro & nbsp Fissuras no centro e na borda admitidas Não admitido em peças com menos de 3 m - admitido sem limitações de comprimento em um lado ou duas bordas & nbsp Buracos de pinos ativos, apodrece e adora são excluídos Caixas, embalagens regulares, paletes, ...
Referência: Centre Technique du Bois et de l'Aménement (CTBA - http://www.ctba.fr )