Como parte da estratégia de obter mais de cada árvore, a Södra está estabelecendo um novo negócio para se tornar líder mundial na produção de lignina kraft. A unidade de produção da Södra será a primeira instalação comercial na Suécia e a maior do mundo em sua categoria. Este é um investimento de mais de dois bilhões de coroas suecas e espera-se que entre em operação em 2027.
A lignina kraft pode substituir materiais fósseis em, entre outras coisas, cola, baterias, borracha, compostos e servir de base para novos biocombustíveis e biostimulantes. O mercado e a demanda por substitutos de produtos químicos fósseis estão aumentando e a Södra vem explorando as oportunidades no mercado, mantendo diálogos com potenciais clientes e assinando acordos de fornecimento para uma parte significativa dos volumes de produção. Existe uma boa possibilidade de produção de lignina kraft contribuir tanto para a transição verde quanto para a rentabilidade do patrimônio florestal.
Atualmente, a lignina é utilizada para gerar energia, mas o processo de refino no qual a Södra está investindo irá aproveitar mais a matéria-prima como produto. Isso está alinhado com a estratégia da Södra de aproveitar mais de cada árvore e criar mais valor para o patrimônio florestal.
A nova instalação da Södra terá a maior capacidade de produção de lignina kraft do mundo. A produção está prevista para começar em 2027 e é viabilizada pela Agência Sueca de Energia e pelo Salto Industrial.