Os preços globais da polpa caíram constantemente desde o final de 2022, quando atingiram níveis recordes

Fonte:
WRQ/Fordaq
Vizualizações:
20
  • text size

O declínio mais significativo foi para a polpa de madeira dura, negociada com um desconto substancial em relação à polpa de madeira macia. Os estoques globais de polpa diminuíram durante o verão e houve sinais de que o mercado estava se estabilizando, e os produtores de polpa estavam começando a ver oportunidades de aumentar os preços no quarto trimestre de 2023, após quase 12 meses de queda nos preços da polpa.

Apesar da queda nos preços da polpa ao longo do último ano, os custos da fibra de madeira não tiveram a mesma tendência de queda. Pelo contrário, o suprimento residual mais apertado resultante da menor produção de madeira serrada manteve os preços das lascas de madeira altos em muitos mercados. Conforme relatado pela WoodMarket Prices, os preços de lascas de madeira macia e de toras de madeira para polpa no 2º trimestre de 2023 foram mais altos do que no 2º trimestre de 2022 na maioria das regiões da América do Norte e Europa.

O Índice Global de Preços da Fibra de Madeira Macia (SFPI) atingiu seu segundo valor mais alto desde que foi estabelecido em 1988. O índice, que compreende preços de fibra de madeira de 17 países em todo o mundo, aumentou cerca de 12% em um ano para mais de $112/BDMT no 2º trimestre de 2023 (veja gráfico).

O Índice Global de Preços da Fibra de Madeira Dura (HFPI) também aumentou substancialmente nos últimos anos, atingindo um pico de dez anos de cerca de $113/BDMT (tonelada métrica seca) no início do verão de 2023 - um aumento de 44% de 2020 a 2023. O índice HFPI é maior do que o índice SFPI pela primeira vez em quatro anos.

O principal impulsionador desse rápido aumento foram os preços muito mais altos de toras de madeira de polpa de madeira dura nos países nórdicos, França, Alemanha e América Latina. Os aumentos em termos de dólar americano variaram entre 30-130% nos últimos três anos. Os preços de importação de lascas de madeira dura na China e no Japão aumentaram desde 2020, mas relativamente menos do que em outros grandes mercados globais, com um aumento de 20% na China e apenas 1% no Japão. Apesar do recente aumento modesto no preço da fibra de madeira no Japão, as fábricas de polpa do país ainda têm alguns dos custos de fibra mais altos do mundo.

"Esta notícia foi traduzida automaticamente do inglês. Para ver o artigo original, por favor clique aqui."
Publicar comentário